Google

Translate my page Google

13 de out de 2009

Está vazando a cisterna do mundo...


As montanhas do Himalaia são popularmente conhecida como a "Cisterna da Asia", elas são a fonte de água para os rios que correm em todo o continente: o rio Indo, no Paquistão, o Brahmaputra, que atravessa o Bangladesh, o Mekong, que desce através do Sudeste Asiático, o Irrawaddy, em Mianmar , os rios Amarelo e Yangtze da China e uma infinidade de pequenos rios que fluem através do Indo-Ganges planícies do norte da Índia.

As geleiras do Himalaia estão derretendo mais rápido do que outras partes do mundo.
O "teto do mundo" está derretendo rápido no verão.

O resultado deste degelo do Himalaia tem um papel essencial na economia, agricultura e até mesmo as religiões dos países da região.

Os dados de satélite a partir das aplicações Indian Space Center, em Ahmedabad, na Índia, indica que 1962-2004, mais de 1.000 geleiras do Himalaia recuaram cerca de 16 por cento.

"Rios do Himalaia sustentam quase metade da humanidade", disse à CNN o Dr. Shiva, um ambientalista físico e líder no Fórum Internacional sobre Globalização

"Todo aquele que depende da água do Himalaia será afetado."

Uma preocupação frequente é quanto a inundação das aldeias próximas as montanhas. No curto prazo, o recuo dos glaciares pode causar não só um transbordamento de rios no interior dos países, mas mais significativamente, um momento de tensão transfronteiras para países que já têm um histórico de guerra.

Rios como o Indo, Jhelum, Ravi, Bias e Sutlej, são partilhados entre a Índia eo Paquistão (que lutaram cinco guerras desde 1947), enquanto a água de derretimento das geleiras tibetanas abastecimento tanto a Índia ea China (que lutou uma guerra mais disputada Himalayan território fronteiriço em 1962).

Os aquíferos subterrâneos na Ásia dependem fortemente do derretimento da neve durante o verão seco, e as implicações de longo prazo do desaparecimento dos glaciares do Himalaia significa que o acesso à água pode se tornar um sério problema político.

Segundo Wendy Barnaby, editor das revistas People e Ciência, as Nações Unidas emitiram um aviso em fevereiro deste ano, que a mudança climática abriga o potencial para sérios conflitos sobre a água. 

Veja como os militares E.U. estão se preparando para o potencial mudança do clima.
Fonte e Vídeo da CNN

Um comentário:

  1. Isso quer dizer que:
    As grandes potências estão se preparando para "barrar" as invasões de populações nômades ou refugiados de guerra que estarão se deslocando atrás de água e comida.

    Reparem que as coisas estão acontecendo. Não é por que vc não vê que elas não existam.
    Acorda!!!

    ResponderExcluir

Não serão publicados comentários racistas, chauvinistas, sexistas, feministas, flamenguistas, partidaristas ou que enalteça um ditador de bandeira vermelha de qualquer país. Tampouco não serão publicados ataques pessoais entre leitores ou a autora desse blog. Nem pensar publicarei observações ortográficas relativas aos meus erros crassos do Português, pois faz parte do meu show. Anônimos continuarão anônimos, não publicarei. Para ser sincera, não gosto de comentários. Não escreva.
laura botelho

meus livros

meus livros
Click na imagem para comprar

Vulcões ativos