28 de set. de 2016

Partenon, uma construção de Nefilins


Erguido pelos antigos gregos como o templo de Atena, o Partenon foi usado como igreja, fortaleza, depósito de munição e modelo para inúmeros bancos, tribunais e museus ao redor do mundo. 

Foi alvejado, explodido, incendiado, abalado por terremotos, saqueado por suas magníficas esculturas e submetido a restaurações catastróficas. 

Surpreendentemente, Partenon foi reconstruído, graças ao programa de $ 10 bilhões do governo grego para restauração, com isso estudiosos estão, finalmente, desvendando os enigmas do seu projeto e construção

O documentário da NOVA apresenta a história oficial da restauração, que vai muito além dos desafios e controvérsias da conservação de um dos edifícios mais conhecidos do mundo com alguns enigmas monumentais

Como os antigos atenienses construíram seu grande templo com tanta precisão em apenas 8 anos? 
Como conseguiram incorporar distorções visuais tão sutis e agradáveis no layout do Partenon, de modo que haja poucas linhas ou ângulos retos visíveis? 

E o mais desconcertante de tudo, como realizaram tudo isso sem um plano de construção ou projeto, que seria indispensável para um arquiteto moderno?

Além das ferramentas necessárias para apresentar toda essa mega estrutura e levá-la a alturas inimagináveis. Mecanismo que não possuímos hoje para tal feito.

Pense, avalie, explore. Nossa história foi "danificada", fragmentada, encoberta de modo infantil, mas poucos querem enxergar isso. 

Tá na hora de acordar, Cinderela... seu tempo tá acabando. 

laura botelho





Vulcões ativos