1 de ago. de 2011

Paradoxo - mapa não é território



"Fé e razão são como a dualidade onda-partícula:
pode-se ter as duas coisas, mas nunca ao mesmo tempo"
(Alberto Präss)


Paradoxo - etimologia grega paradoxon
Para = "contrario" “oposto de”,  
doxa = "opinião"

Paradoxo = "ao contrário da opinião comum"

Refere-se a uma idéia ou uma proposta para a primeira impressão, indo contra o senso comum, da crença do seu ambiente.

Em termos simples, um paradoxo é "o oposto do que alguém pensa ser a realidade", uma proposta que contém ou parece conter, uma contradição lógica ou raciocínio que, embora aparentemente impecável, leva ao absurdo ou uma situação que contradiz o que a maioria acredita.

O paradoxo é um poderoso estímulo para a reflexão

O paradoxo pode nos mostrar as fraquezas do espírito humano e mais precisamente a sua falta de discernimento, os limites de seu conhecimento, da sua vã filosofia...

O paradoxo de Hempel - Carl Gustav Hempel - nos anos de 1940, ilustra o fato de que a lógica indutiva pode violar a intuição.

O paradoxo é muitas vezes uma figura que se aproxima da verdade, neste sentido, se iguala ao símbolo.

"Quanto menos alguém entende, mais quer discordar."
Galileu Galilei


O paradoxo tem um papel central nos debates sobre ética. Muitos se inflamam ao tentarem defender seus pontos de vista de algo que nem mesmo sabem muito a respeito, mas acreditam que estão certos por seus conceitos terem sido colhidos através de depoimento de terceiros ou que “ouviram” falar.

Uma opinião que NUNCA é original, mas fruto de uma informação adquirida de seu semelhante, um MEME passado de geração a geração sem a menor “consciência” sobre ele.

Um exemplo paradoxal que é muito verbalizado por religiosos, ou não, é a máxima cristã: "ame o seu próximo".
Paradoxo = como amar o “próximo” quando esse “próximo” está com uma arma na cabeça de seu filho de 2 anos?

Perceba que o paradoxo se apresenta justamente na falta de entendimento do significado da palavra AMAR, pois temos uma compreensão confusa sobre o que esse símbolo (AMAR) representa.

O significado que damos aos acontecimentos são mais “reais” do que os acontecimentos em si.

Alfred Korzybski, que fundou o estudo da Semântica Geral, resume bem esse conceito que nós estudantes da PNL difundimos:

Mapa do clima EuroChanel
"O mapa não é o território" - confundir modelos de realidade com a realidade consensual é o que fazemos a cada segundo de nossas vidas. É preciso saber fazer diferença entre eles para evitar o paradoxo.

A essência da obra de Korzybsky nos revela com muita nitidez que os seres humanos estão limitados no seu conhecimento pela estrutura do seu sistema nervoso e pela estrutura da linguagem que usa.

Os seres humanos não podem experimentar o mundo diretamente que não seja através dos 5 sentidos e se seus sentidos forem enganados ou tiverem outra interpretação do “mundo” que sente... seu “mundo” será aquele que está sendo interpretado por seu sistema nervoso central!

Ter acesso ao conhecimento de nossa realidade é uma saga que leva uma eternidade, podemos perceber isso na história da humanidade, mas acredito que esse é o momento de nos situarmos, pois já há muita informação que pode ser facilmente acessada por todos e que só depende de cada um querer ver, ter outro ponto de vista.

O importante é saber que não captamos todas as facetas da nossa fonte, temos apenas acesso a um conjunto de crenças que se acumulou ao longo do tempo sobre uma realidade moldada na sociedade a que pertencemos.

Assim, é importante estar ciente de que as crenças sobre nossa realidade e essa percepção sobre as coisas que - ouvimos vemos e sentimos - (o "mapa") - não é a própria realidade ou tudo o que podia estar ciente ("território").

Um tanto paradoxo essa idéia, não?

Percepção é um processo cognitivo em que o processamento de informação é usado para transferir a informação dos 5 sentidos para a mente, onde ela relacionará com outras informações prévias nos arquivos pré-instalados.
Fazemos ilações, inferências, generalizamos, comparamos e atribuímos mais informações ao que acreditamos estar vivenciando em todos os aspectos nessa vida.

Tá confuso?
Pintura Edgar Mueller
O Idealismo sustenta que a realidade é limitada a qualidades mentais, enquanto o ceticismo desafia a nossa capacidade de conhecer qualquer coisa fora de nossas mentes, por isso fica difícil de eu explicar em palavras/símbolos o que você está pensando.

Partes do cérebro contêm padrões de atividade elétrica que corresponde ao layout da imagem na retina.

Padrões elétricos esses que vibram em pacotes de energia. Cada pacote de informação nos diz tudo que experimentamos, e caso algo seja “novo” e não tenhamos referencias para entendê-los, faremos uma “aproximação” dessa realidade com base no que temos em nossos arquivos mentais.

O problema é que essa “aproximação” pode nos dar uma versão não real dos fatos em si e daí faremos escolhas erradas diante de PARADOXOS.

Reversões, imagens de espelho, ilusão de ótica e muitos outros símbolos aparecem na obra de MC Escher entre as 76 ou mais de suas obras. São excelentes mecanismos para a programação mental...

O paradoxo visual está presente na nossa vida, mas muitos não vêem.

Instalação de um vírus... Uma simples idéia pode mudar tudo

Entre gerações são passadas idéias que podem aumentar ou diminuir a sobrevivência dos indivíduos que as obtêm e fazem uso desse conhecimento.

Anti coincidência no universo

Yellowstone - 2011
Grandes erupções fazem grandes mudanças na composição atmosférica, especialmente devido à poeira sulfurosa que geram sob a estratosfera. São estas pequenas partículas que refletem alguma luz solar, como um espelho, antes que elas atinjam a superfície da Terra, o que conseqüentemente provoca um efeito de resfriamento sobre o clima global.

Sincronicidade é o resultado de uma ligação forte e profunda entre a consciência e o mundo da matéria. Um súbito alinhamento entre a nossa experiência interna e o mundo externo.

É o resultado da junção de dois mundos: o nosso mundo de pensamento e sentimento mesclado com o mundo dos eventos externos.

Todos nós estamos criando sincronicidades em torno de nós - cientes deles ou não.  

Se a nossa energia mental / emocional é forte o suficiente para afetar o ambiente externo ela pode afetar o ambiente interno (organismo) com a mesma proporção.

Sinergia - do grego syn-ergos - significa "trabalhar junto"

Um exemplo excelente de um sistema com alta sinergia é o nosso corpo.
Somos um agrupamento sortido de vários trilhões de células individuais, cada uma agindo em seu próprio interesse e, todavia, contribuindo simultaneamente para o bem comum.

Cada elemento do sistema trabalha individualmente para atingir seus próprios fins, que podem ser os mais variados. E, no entanto, eles espontaneamente agem de maneira que favorece ao conjunto, havendo assim pouco ou nenhum conflito intrínseco, pois a sobrevivência das partes depende da manutenção do TODO.

Caso uma das partes do organismo vivo resolva atuar de maneira estranha ao normal, todos vão se adaptar aquela mudança.

Também nos grupos sociais a sinergia indica até que ponto as atividades de um indivíduo contribuem para o grupo como um todo: grupos com alta sinergia tendem a ter poucos conflitos e agressões.

Isto significa que são grupos em que as estruturas sociais e psicológicas são tais que a atividade do indivíduo está naturalmente em harmonia consigo sem deixar de atender as necessidades das demais necessidades do grupo.

Nós construímos coisas e as
destruímos com a mesma facilidade

Cuidado com o que você escolher para criar seu MUNDO, e tenha certeza de que não prejudica ninguém, incluindo você. Atenção ao significado que você dá a sua realidade, ela pode estar equivocada ou mal interpretada.

China
Devemos escolher o melhor significado para nossas experiências, o que nos seja mais adequado e útil alterando nossas atitudes em relação a esses mesmos acontecimentos, dando um novo resignificado a eles.

Saiba que existem duas leis no Universo, sem as quais não haveria ordem planetária no sistema solar nem no ecossistema e tudo mais.
Os semelhantes se atraem”.

Nosso poder de atração é o responsável por atrairmos situações ridículas e complicadas na nossa vida, mas damos nome a isso a outros fatores casuístas.

A primeira reação de quem recebe essa informação é de incredulidade, negação, pois é difícil entender como podemos ”ser semelhantes” às pessoas que nos fazem mal ou a eventos horríveis dos quais não podemos evitar...

E eu respondo com apenas uma frase: Vigie seus pensamentos, cuidado com o que você anda desejando, pois você vai conseguir. Pode demorar um pouco, mas ele será atraído por você rapidamente, seja para o bem ou para o mal.

Agora imagine se um grupo bem grande de mentes projeta um mesmo pensamento?

“O pessimista queixa-se do vento.
O otimista espera que ele mude.
O realista ajusta as velas"
( Willian George Ward )

Aristóteles é considerado o "pai" da metafísica.
É um ramo da filosofia que estuda o mundo como ele é ou pelo menos como ele parece ser.

MC Escher
Metafísica é uma palavra originária do Grego [meta] = depois de /além de e [physis] = natureza ou físico. “Além do físico ou além da matéria

Ocupa-se em procurar responder perguntas tais como:
O que é real?
O que é natural?
O que é sobre-natural?

Será que não está na hora de você também procurar o que é sobre natural nessa vida?

A energia enviada pelo Sol causa impacto direto na ionosfera e esta acumula cargas elétricas crescentes, com conseqüências diretas para o planeta.

Há 30 anos a quantidade de descargas elétricas na superfície da Terra era de 1.000 por segundo; mas neste período, temos 2.200.

Estamos imersos em eletricidade.
O pico da freqüência da Terra, que era de 8 Hz durante os últimos 2.160 anos, aumentou sensivelmente para 13 Hz, estamos mais ativos mentalmente, prontos para acordar, levantar da cama e agir.

Tudo isso está afetando nossa consciência – nosso conhecimento.
A população da Terra agora – 2011 - está em um pouco mais de 6,5 bilhões de pessoas e que, com os meios modernos de comunicação estão interagindo local e não localmente cada vez mais entre si, trocando mais e mais uns com os outros.

Pintura de Edgar Mueller
Essa é a maneira pela qual estamos aprendendo acerca do universo e de como ele se parece. Ele nos retorna traduzindo e aumentando nossa percepção, podendo ver claramente os seres que nele habitam.

O campo magnético que nos envolve está translucido dia a dia contribuindo para o aumento do PARADOXO. Será difícil, com pouco conhecimento, entender o que se está vendo, ouvindo e sentindo... portanto, cuidado.

Mas em contra partida quem já aprendeu a enxergar além do horizonte de eventos poderá ver, ouvir e sentir os enganos por parte dos “distraídos”, dos que não fazem a menor idéia do que está acontecendo embaixo do seu próprio nariz.

Estamos enxergando através dos corpos. Em breve ninguém poderá esconder nada dos outros. Isso será improdutivo e contra prudente...

Estamos num mar de incertezas, muito paradoxo à vista.
Nada é certo, nada fará sentido, até que o grupo mude o pensamento.
As mudanças estão em cartaz, pois elas são reflexo das mudanças interiores, o que conseqüentemente tudo ao nosso redor também se altera.

Nossa mente está sendo liberada do corpo (se é que você me entende) para se mover a grandes distâncias com pleno conhecimento do que está sendo feito, o que outrora não era sabido, por isso a cilada da reeeeecarnação/ limbo.

O desaparecimento quase total do povo Maia no ano de 830 dC nos mostra que isso irá acontecer de novo, mas de forma mais distinta entre energias conscientes que escolheram um caminho mais coerente com suas metas pessoais.

Incepcion - 2010
Ter uma meta é fundamental para essa transição. Não se trata de apenas mudar de um estado brasileiro para outro, como uma mudança regional, mas conhecer a cidade em que vai morar, seus moradores, suas perspectivas e sua cultura nos mínimos detalhes, pois caso você não esteja satisfeito com o “lugar” que escolheu para morar... terá que esperar mais um bom tempo para fazer as malas...

Mapa não é território, portanto conheça bem o terreno que está apenas no papel. Pesquise as ruas, as montanhas, os vales, as planícies. Saiba onde está andando...



Dedico esse texto aos meus queridos amigos Ravena e Rodrigo Morais, por me ajudarem a desvendar os paradoxos da vida! 

laura botelho









Vulcões ativos