11 de mai. de 2010

Plano Básico de sobrevivência – parte 9



Muita coisa acontecendo... não está dando tempo nem pra respirar e raciocinar...

É hora de vc ficar mais atento e procurar manter a calma. As emoções de pânico inundam nossa mente e nos tornam inábeis racionalmente, já disso isso aqui.

Não se trata de não ter medo do futuro ou não pré-ocupar a mente com coisas que ainda não aconteceram ou podem nunca acontecer. Se trata de informação ante a qualquer problema de nosso cotidiano.

Sei que pensar positivo é uma maneira muito boa de “tentar” afastar acontecimentos negativos, mas ter somente pensamentos positivos... não funciona. Há de haver um sincronismo, uma sincronicidade de ações entre ter informação e saber escolher a melhor opção ente as diversas possibilidades presentes.

Uma mente preparada é tudo pessoal!

A plataforma Deepwater Horizon, que pertence à empresa suíça Transocean e estava sendo operada pela British Petroleum (BP), explodiu e afundou depois de ficar dois dias em chamas. Onze trabalhadores desapareceram depois do desastre. O  derramamento da plataforma de petróleo nas Costa dos Estados Unidos parece ser um fato tão distante... acreditamos que não nos afeta por estar longe do Brasil.

Há uma estrutura no fundo do mar vomitanto cerca de 5.000 barris, ou 210 mil litros por dia de óleo no mar. Uma mancha se alastra a cada segundo em direção as reservas naturais da ilha ao largo da costa da Louisiana e da costa do Alabama. Praias turísticas estão ameaçadas mais a leste.

A vida marinha está sendo afetado em uma região que contém desova de peixes, camarões e caranguejos. Uma parada importante para muitas espécies migratórias de aves raras arruinando a frágil ecologia do Golfo.

A indústria da pesca 2,4 bilhões de dólares na Louisiana foi golpeado com uma proibição temporária em algumas áreas devido a preocupações com a saúde, por peixes que possam ser afetados.

Há também temores de que o óleo que cobre uma área de cerca de 2.000 milhas quadradas (5.200 quilômetros quadrados), poderia ser pega por uma corrente especial espalhando o derrame em torno da península da Flórida.

Se isto continuar por vários meses vai cobrir a costa do Golfo e vai descer para o circuito de corrente levando-o para baixo da Florida Keys e até a costa leste da Flórida, advertiu o senador da Flórida Bill Nelson.

A perda do turismo nessas praias, a pesca, e possivelmente rompimento de testes e treinos militares no Golfo do México são as preocupações iminentes dos governantes americanos...

E a nós, o que isso influencia? Em tudo!! Somos TODOS UM, lembra?  O que afeta a um local do planeta, afeta a todos. Ou vc acha que as profecias sobre 2012 só irão acontecer quando afetarem a estrutura ao redor de seu UMBIGO?

Acorda!!

A temporada de eventos climáticos como tornados e furacões em 2010 vão começar. Lembrando que tornados podem ocorrer em quase qualquer lugar do mundo, mas os Estados Unidos é o país com a maior freqüência deles.

Cerca de 1.000 tornados atingem os Estados Unidos a cada ano.
Maio é normalmente o mês em que ocorrem mais furacões, seguido por junho.

A diferença entre furacão e tornado está numa questão de escala. Os furacões têm ventos muito maiores. São responsáveis pela maioria dos danos causados as populações seguido por inundações e tempestades.

Mantenha-se informado da previsão do tempo local. Ter um rádio a pilha em casa também é uma boa idéia. Estamos tão acostumados com os celulares que esquecemos dos velhos radinhos a pilha de ondas curtas...

Ondas curtas lembrem se disso.

Celulares funcionam através de antenas e satélites, mas em caso de notícias  de tempestades tem pouco ou nenhuma utilidade.

Ter uma planta familiar do bairro onde você pode rapidamente encontrar abrigo deve estar em seu pensamento. Caso não tenha onde se abrigar, fique longe das janelas. Banheiros e closet são bons lugares para se aguardar uma tempestade daquelas...

A idéia de abrir as janelas para equalizar a pressão da casa - é um desperdício de tempo - a tempestade ou furacão cuidará disso para você.

Se estiver em um carro, saia, procure um abrigo resistente ou um ponto abaixo da superfície. Nunca no alto dos edifícios. Nem pense em se abrigar debaixo de uma ponte. Vemos isso nos filmes, mas não é aconselhável, segundo os peritos em sobrevivência.

A temporada de Furacões 2010 já vai começar, tendo início em 1 de junho e a 30 de novembro de 2010. O potencial de danos é baseado na pressão barométrica, na velocidade dos ventos e na elevação do nível do mar.

Dr. Phil Klotzbach tem trabalhado com Dr. Gray sobre as previsões sazonais de furacões desde 2000 e atualmente está trabalhando como um cientista de pesquisas no Departamento de Ciências Atmosféricas.

Devido ao futuro destes fenômenos, Gray e Klotzbach indicam que a temporada de furacões 2010 será acima da média. Eles acreditam que o aquecimento do Atlântico com temperaturas elevadas da superfície do mar não vão cair e vão permanecer na temperatura atual criando condições favoráveis a ira de alguns deles.

Furacões no Atlântico Oriental afetam a costa do Golfo dos E.U. e as nações do Caribe. Aqueles com interesses em áreas propensas a furacão devem estar atentos aos conselhos federal e estadual de seus estados.

São esperados 8 grandes furacões para  2010 com rating de F3

Uma tempestade tropical na média é identificada com ventos  de 63 a 117 km/h e o nível do mar se eleva de 0 a 0,9 metros.

Furacões de categoria (F1) - têm ventos de 119 a 153 km/h, o nível do mar se eleva de 1,2 a 1,6 metros e a pressão barométrica e menor que 980 hPa. Os danos potenciais de um furacão desta categoria são baixos. Quedas de árvores, destelhamentos sem abalos nas estruturas dos edifícios. A principal conseqüência registra-se ao nível das regiões costeiras, com possibilidade de pequenas inundações.

Furacões de categoria (F2) - os ventos vão de 154 a 177 km/h e o nível do mar se eleva de 1,7 a 2,5 metros, a pressão barométrica vai de 965 a 979 hPa. Os danos potenciais são quebra de janelas, portas e telhados de casas, árvores sendo arrancadas pela raiz com a força dos ventos, danos na agricultura, embarcações ancoradas junto à costa podem ser afetadas e há a possibilidade de inundações em zonas costeiras.

Furacões na categoria (F3) – os ventos são de 178 a 209 km/h com a elevação do nível do mar de 2,6 a 3,8 metros, pressão barométrica de 945 a 964 hPa. Podem provocar danos estruturais em pequenas casas e edifícios, destruindo construções feitas em madeira, inundações perto da costa destroem pequenas estruturas e danificam construções maiores, inundação de terrenos.

Furacões na categoria (F4) - Os ventos são de 210 a 249 km/h, a elevação do nível do mar é de 3,9 a 5,5 metros, pressão barométrica de 920 a 944 hPa. Podendo provocar grandes danos em áreas habitadas como casas e prédios podem ser derrubados pelos ventos, chuvas torrenciais provocam alagamentos em enormes áreas, grandes inundações, com isso, há a necessidade de retirar em larga escala todos aqueles que residem nas regiões por onde o furacão passe.

Furacões de categoria (F5) - são os mais violentos, com ventos de mais de 249 km/h e o nível do mar elevando a mais que 5,5 metros com pressão barométrica menor que 920 hPa. Furacões deste tipo são considerados "raros" pelos meteorologistas, podendo destruir tudo que estiver no seu caminho. Áreas costeiras podem ser invadidas até 10 quilômetros, com colapso das estruturas energéticas e sanitária. É obrigatória a retirada de todas as pessoas que morem perto da costa.

Investimentos de US $ 12 milhões estão financiando pesquisadores da Europa, Canadá e Austrália para o estudo da evolução desses fenômenos. O projeto sobre super células - tempestades de longa duração que podem gerar tornados que nos ponha em dificuldades a longa prazo.

O que podemos tirar dessas informações?
Que se os ventos levarem o óleo para todo o litoral dos USA... as coisas por lá vão se agravar, seja na ordem social, financeira e política.

Um verdadeiro apocalipse ecológico!

Laura botelho




Vulcões ativos