25 de ago. de 2009

Vulcão entra em atividade depois de 50 anos quieto



Angola Press Moscovo - O vulcão Koriaksky, na península de Kamtchatka, na Rússia, entrou hoje em erupção após mais de 50 anos de silêncio e lançou cinzas a vários quilómetros de altura. As nuvens de cinza foram avistadas a 100 quilómetros do vulcão, que também expeliu grande quantidade de vapor e gás, segundo informaram especialistas à agência oficial de notícias local "Itar-Tass".

Os técnicos que se aproximaram do vulcão para observar sua actividade detectaram poucos restos de lava ou outros materiais incandescentes na encosta da montanha. Por isso, asseguram que a erupção não representa um perigo para a população local, embora aconselharam a suspensão de voos nas imediações do Koriáksky, a cerca de 30 quilómetros da capital regional, Petropavlovsk-Kamchatcky.

Segundo especialistas, o Koriaksky viveu a sua era de maior actividade entre 3.500 e 7 mil anos. Em Kamtchatka, península banhada pelo oceano Pacífico, existem 68 vulcões, 29 deles activos, que agrupam 12% da actividade vulcânica de todo o mundo. É também a região de maior actividade sísmica da Rússia.

Fique de olho!

Vulcões ativos