18 de jun. de 2013

Dissonância Cognitiva das baratas


Dissonância cognitiva , uma expressão usada na psicologia que trata de identificar um conflito entre duas ideias, crenças ou opiniões divergentes. A incompatibilidade entre duas cognições diferentes ou apercepção dedesigualdades pode se transformar em ansiedade, culpa, vergonha, fúria, embaraço e outros estados emocionais estressantes.  

"Cognição" pode ser definida como qualquer elemento do conhecimento incluindo as atitudesemoçãocrenças ou comportamentos - Portanto, estamos falando de incoerência de comportamentos, crenças, emoções e ações.

A teoria da dissonância cognitiva (incoerência de comportamento) diz que ações contradizentes servem como estímulos para que a mente obtenha ou invente ou modifique novos pensamentos ou crenças pré-existentes, de forma a reduzir a quantidade de conflito (dissonância) entre seus pensamentos. Uma defesa da natureza para diminuir estresse.

A dissonância cognitiva se afasta de qualquer ideia de raciocínio. Simplesmente apaga por instantes a lógica e a racionalidade da coisa. A necessidade de defender suas ideias e não ser violado ou afrontado, ridicularizado ou agredido por elas, é maior que qualquer justificativa ou atitude sensata da sua parte.

Fazemos isso sem noção o tempo todo.
Temos uma opinião severa sobre fatos do dia a dia que nos perturbam. A corrupção dos dirigentes do nosso país nos enlouquece, mas se somos multados no transito por excesso de velocidade justificável pelo aparelho eletrônico, tratamos logo de recorrer a um subornozinho a um oficial de transito... Uma sutil dissonância cognitiva...

Um grande gênio da Ciência caiu na armadilha da dissonância cognitiva. Einstein pretendia anular sua própria Teoria da Relatividade para tentar justificar a todo custo e provar que a descoberta desconcertante da teoria de Bell (Física Quântica) não fazia sentido. Einstein percebeu que a física quântica iria destruir toda a postura arrogante de muitos cientistas renomados, incluindo ele próprio, mas felizmente foi humilde o bastante para rever seus conceitos e trabalhar em prol da nova percepção para o bem da humanidade.

Nos primeiros choques, a consciência rejeita as contradições de seus "princípios" sejam eles morais ou ético. Quanto mais forte for a convicção da pessoa sobre determinado tema, crença, mais enraizada no comportamento diário do indivíduo, mais persistente será a reação de negar novas formas de ver outra opção que não a sua.

Todos querem ter razão
A devoção a um símbolo ou a uma pessoa pode anular a racionalização de alguns eventos grotescos a ponto de ignorar abusos tantos físicos como mentais extremos praticados cotidianamente. Esses abusos podem vir de um líder espiritual, partidário, ou cônjuge, parentes (pais, filhos, irmãos) ou um simples namorado. E para manter sua “relação” a salvo a vitima da afronta nega e defende com unhas e dentes os eventos, distorcendo os fatos em causa própria.

Não temos muita noção do que se passa diariamente na nossa cabeça, pois estamos muito preocupados com contas a pagar e um futuro meio nebuloso que está difícil de ser executado, materializado a cada dia.  E o que estamos percebendo nos últimos momentos é que algo muito grandioso está ocorrendo...

Podemos perceber que está havendo uma mudança dramática na estrutura do poder mundial. A consciência Global (ou seja - o CAMPO - o conhecimento da humanidade) aumentou em níveis alarmantes em muito pouco tempo. Algo que muitos não acreditavam que pudesse ocorrer tão cedo, mesmo diante dos muitos avisos por todo canto do planeta, de civilizações anteriores, nos preparando para esse momento.

 “Anonymous é a primeira superconsciência com base na internet. Anonymous é um grupo, no mesmo sentido que um bando de pássaros é um grupo. Como você sabe que eles são um grupo? Porque estão viajando na mesma direção. A qualquer momento, mais pássaros podem entrar, sair, voar para uma direção completamente diferente
 Chris Landers. 2 de Abril de 2008.

Teoricamente Anonymous não possui um líder ou partido controlador, e depende do poder coletivo dos participantes em agir de uma maneira que o resultado beneficie o grupo como um todo.

Partidos Políticos – Organização de direito privado que pode ser definido como uma "união voluntária de cidadãos com afinidades ideológicas e políticas, organizada e com disciplina, visando a disputa do poder político".

Max Weber um dos fundadores da Sociologia define o Estado como "uma entidade que reivindica o monopólio do uso legítimo da força física", uma definição que se tornou central no estudo da moderna ciência política no Ocidente. Weber considera que o predomínio da burocracia nos partidos políticos, especialmente nos partidos fascistas, nazistas, socialistas e comunistas, ocorre por uma necessidade técnica, uma burocracia partidária, que frequentemente ultrapassa a sua função de assessoria do político e passa a ditar regras nos partidos políticos.

Quero uma ideologia para viver
Nós blogueiros martelamos diariamente a frase: “você precisa acordar!!” “Acorde”!! Pedimos tanto para acordarem da hipnose que acho que o povo acordou. Chamamos a atenção para o que estava ocorrendo bem debaixo do nosso nariz, mas que muitos não viam, ou não desejavam ver.

Temo agora que muitos tenham caído da cama e ainda não sabem muito bem onde estão e o que os fez “despertar” – estão meios tontos que nem baratas.

Pesadelo? Barulho no quarto? Ou um terremoto!
Seja lá o que o fez acordar, tenho o prazer de dar lhe as boas vindas a 4ª dimensão!  Eu sei que a sua visão ainda está turva, os olhos não conseguem abrir direito, pois a LUZ que está chegando está ofuscando a mente adormecida de muitos anos, séculos e séculos. Mas você ficará bem, apenas relaxe e aproveite o novo dia, a nova iluminação.

Quem não acreditou que “esse dia” chegaria não sabe agora o que fazer com “ele”. Parecia mito, uma hipótese simbólica, uma mensagem apenas subjetiva que nos levava a acreditar que tudo poderia mudar como num passe de mágica. Muitos textos “angelicais” diziam que a nova era seria colorida e que o “Pai” viria a nosso encontro para nos levar para sentar ao seu lado no trono celeste... (Reinado nas paradas)

Calma. Ainda não será tão fácil assim. Seu “pai” vai demorar a chegar. Essa nova dimensão de percepção é muito forte e pesada e requer preparo espiritual e muita informação, não somente a que você teve nas instituições de ensino, mas e principalmente aquelas informações que você não teve acesso nas escolas convencionais, pois essas servirão como base de sustento para o que ainda virá pela frente.

O que vem pela frente não se trata apenas de uma revolta popular por direitos antes garantidos por uma constituição, pois esse direito pode ser tirado de você num estalar de dedos, ou apenas digitado de um Smartphone. Mesmo que o seu país saia “aparentemente” do caos, esse momento requer firmeza, postura, equilíbrio emocional, coerência vibracional e muita consciência da sua parte.

O que descobrimos rapidamente e primeiramente nestes últimos dias foi que JUNTOS SOMOS FORTES – Separados (partidários) somos fracos. Partidos – fragmentam – trabalham com partes. Bandeiras são símbolos que levam as pessoas a experiências pessoais e egoístas.

Podemos ser manipulados por símbolos ou por frequências magnéticas. Ambas as opções só funcionam com nosso consentimento. Precisamos estar atentos a todo tipo de manipulação, seja ela televisiva, de grupo (redes sociais) ou familiar.

JUNTOS SOMOS FORTES e vimos isso através da solidariedade de grupos de estudantes de direito e de medicina que se uniram a causa oferecendo seus serviços emergenciais para todos que sofrerem lesões físicas e morais nos eventos pelo país e isso muito me emocionou.

É um sentimento de cooperação, próprio de tempos de guerra e grandes catástrofes, nos afastando do pensamento de competição. Temos que desenvolver essa competência – a de cooperar com o grupo e se você não entende como funciona o grupo é sinal que está no grupo errado. Procure um que se afine com você, com suas ideias e pensamentos ao invés de combate – lo, isso só irá minar suas energias.

Essa é a hora de separarmos o joio do trigo.
São sementes muito parecidas quando germinam, mas só quando florescem é que se pode perceber nitidamente as diferenças entre elas. E se estamos buscando uma boa colheita para o futuro, avaliar a qualidade das sementes é fundamental.Também não podemos nos descuidar do ataque das baratas...

Um Inseto Cyborg, meio barata, meio máquina é um novo experimento da neurociência comportamental e engenharia neural. A antena de uma barata contém os neurônios que são sensíveis ao tato e olfato e quando as antenas da barata tocam uma parede ela se afasta tendo noção e orientação do espaço.

Esses neurônios em suas antenas transmitem informações de volta para o cérebro e apenas usando eletricidade através de pequenos pulsos elétricos na forma de "picos" enviados por um comando a partir de um telefone celular, impulsos elétricos chegam a suas antenas produzindo uma ilusão de que há uma parede ao lado. 

Controle neural do Comportamento
O cérebro responde aos estímulos sensoriais. Depois de alguns minutos, a barata vai parar de responder ao micro estimulador, pois o cérebro aprende rapidamente e se adapta, pois isso é o que todos os cérebros são projetados para fazer = se adaptar ao ambiente rapidamente.

Padrões e estímulos periódicos
Podemos facilmente nos adaptar a qualquer coisa, mas não temos consciência disso. Nosso cérebro se acostuma com tuuuuuuuuuuddooooo.

Com uma comida ruim ou na falta dela – com geladeira vazia - com um relacionamento de anos estressante – com cores feias e sujeira nas paredes – com moveis quebrados – gavetas que não abrem – meias sem seu par – sapatos gastos – roupas sujas e desbotadas - com sons irritantes do tipo ventiladores sem óleo - gritos das crianças do vizinho – dos latidos dos cachorros querendo sair – condução e transporte urbano superhipermega lotado – falta de médicos – falta de medicamentos - ausência de cuidados - de carinho - de toque e de beijos de namorado – ruas esburacadas – portão eletrônico que não abre – elevadores enguiçados – mau humor do patrão, do cônjuge, da filha adolescente – engarrafamento de 4 horas diárias – de climas instáveis – de pegar chuva sem guarda chuva – de mofo nos quartos – de contas para pagar [sem serem suas] sem um puto no banco – com canais de TV que são maçantes, todos recalam, mas ninguém troca a porra do canal – sinal de celular que não chega onde você mais precisa [longe de casa].

Enfim, seu cérebro é uma máquina e como sempre digo, ela precisa de uma mente brilhante e informada para administra-la com eficácia e eficiência, do contrário, depois de toda essa movimentação global, e você não entender muito bem sobre tudo isso que eu falei, meu caro... alguém com um smartphone fará isso por você.

Laura botelho

Vulcões ativos