Um fotógrafo do Reino Unido capturou uma imagem notável do cometa C / 2019 Y4 (ATLAS) à medida que ele se aproxima da Terra. Jamie Cooper tirou a foto do cometa em Lincolnshire, Inglaterra, informou a agência de notícias britânica SWNS.
Foi descoberto pela primeira vez em 28 de dezembro de 2019 na área da Ursa Maior, de acordo com o EarthSky.org, por astrônomos que usam o ATLAS (Sistema de Alerta Último Impacto Terrestre de Asteroide) no Havaí.
C / 2019 Y4 (ATLAS) é 5 (CINCO) vezes o tamanho de Júpiter - metade do tamanho do SOL - e deve iluminar o céu noturno em abril 2020 - e poderia ser mais brilhante que Vênus.
Está atualmente na órbita de Marte, mas está a caminho do Sol e está ficando mais brilhante cada dia. Se não quebrar, chegará ao ponto mais próximo do Sol ao ponto mais próximo da Terra em 23 de maio e chegará ao periélio (mais próximo do Dom) em 31 de maio.
De acordo com um relatório da SpaceWeatherArchive, não é incomum que um cometa cresça tão grande que "vomite quantidades prodigiosas de gás e poeira no espaço".
O C / 2019 Y4 (ATLAS) é atualmente o cometa mais brilhante de 2020 e pode ser encontrado na constelação de Camelopardalis com binóculos ou telescópio.
O cometa está seguindo um caminho quase idêntico ao famoso Grande Cometa de 1844 - uma trajetória que daria ao cometa uma órbita de 6.000 anos que o tiraria do sistema solar.
Cianogênio ou CC (Código militar) é o composto químico com a fórmula (CN) 2. O Cianogênio é um gás incolor com odor irritante de amêndoas.
Usado como arma química da classe dos agentes sanguíneos, é um potente veneno a vários seres vivos, em especial, aos humanos, neste caso, devido à habilidade dos íons - se combinar com o ferro da hemoglobina, bloqueia a recepção do oxigênio pelo sangue, matando a pessoa exposta por sufocamento.
É pouco persistente em ambiente aberto por se decompor com a umidade produzindo Oxamida, porém, é muito persistente em ambientes fechados podendo ficar em semanas no local.
Exposição e sintomas
A exposição ao CC é similar a outros agentes de Cianeto e causa principalmente
- dor de cabeça,
- confusão, ansiedade,
- tonturas,
- fraqueza, mal-estar perda de consciência.
- Efeitos cardiovasculares: palpitações.
- Efeitos respiratórios: irritação do trato respiratório, dificuldade em respirar ou falta de ar (dispnéia)
- aumento transitório na taxa e profundidade da respiração (hiperpneia)
- náuseas e ânsias de vômitos (emese)
- pupilas dilatadas,
- inflamação da superfície do olho e cegueira temporária.
Os efeitos mais graves pela exposição são:
- coma,
- convulsões e pupilas dilatadas (midríase).
- choque, ritmos cardíacos anormais ou desordenados (arritmias),
- pressão arterial extremamente baixa e parada cardíaca.
- Efeitos respiratórios: anormalmente rápido seguido de respirações anormalmente lentas;
- acumulação de líquido nos pulmões (edema pulmonar);
- e parada respiratória.
Os órgãos mais suscetíveis ao cianeto são o sistema nervoso central (SNC) e o coração.
A inalação de uma menor concentração de vapor são mais lentos. Os primeiros efeitos podem não ocorrer até vários minutos após a exposição, e o curso do tempo desses efeitos depende da quantidade absorvida e da taxa de absorção.
A hiperpneia transitória inicial pode ser seguida por sentimentos de ansiedade ou apreensão, agitação, vertigem, sensação de fraqueza, náuseas com ou sem vômitos e tremores musculares.
Como esta cascata de eventos é prolongada, é possível o diagnóstico e o tratamento bem-sucedido.
Toxicidade
Cianogênio mata com 1200 miligramas por reações alérgicas em 10 minutos por meio da inalação.
Central de Toxicologia - Agentes metemoglobinizantes
Tabela de compostos/fármacos - Compostos que induzem a metemoglobinemia Anestésicos locais Benzocaína, Lidocaína Antimicrobianos Cloroquina, Dapsona, Primaquina, Sulfonamidas, Trimetronpin Analgésicos Fenacetina Nitritos e Nitratos Nitrato de amônia, amil nitrito, butil nitrito, isobutil nitrito, nitrato de sódio, nitrito de sódio..
Como podemos ver, não se trata de "vírus", mas de uma preparação para o cometa...
laura botelho