2025 foi o ano que perdemos o contato. O contato humano definhou, regrediu. Perdemos capacidade de entender o “mundo” que nos rodeia e como eles nos afeta. Nossa memória de longa duração foi apagada.
O NEOCORTEX é a parte mais recente (em termos evolutivos) e desempenha um papel central nas funções mentais mais complexas do ser humano.
Essa parte evolutiva do nosso cérebro não apenas capta os estímulos, mas dá significado a eles nos ajudando na análise lógica, no planejamento, na tomada de decisões e resolução de problemas. Bem como auxiliando na compreensão da fala e da escrita e interpretação de símbolos e seus significados.
É o ambiente que desenvolve a consciência e autoconsciência, a capacidade de refletir sobre si mesmo, que amplia a Imaginação, a criatividade. Modula impulsos emocionais atuando no autocontrole. O pensar, aprender, criar, comunicar-se, planejar o futuro e compreender o mundo de forma abstrata - esse é um trabalho do neocortex.
- Respiração
- Batimentos cardíacos
- Pressão arterial
- Reflexos básicos
O Réptil que está em todos nós gera comportamentos como:
- Luta
- Fuga
- Congelamento
- Territorialidade
- Defesa
- Dominância e submissão
- Reações rápidas e impulsivas
- Age antes da razão
- Não analisa consequências
- Não pensa em futuro ou moral
- Baseia-se em padrões repetidos
- Automatiza comportamentos
- Aprende por repetição
- Gosta de previsibilidade
- Resiste a mudanças
O uso do seu NEOCORTEX pode inibir ou modular impulsos reptilianos, porém sob estresse intenso, o reptiliano assume o controle...
O cérebro REPTILIANO prioriza sobrevivência; vai matar, vai lutar, vai roubar, vai invadir, controlar de forma rápida e automática e pouco flexível. Sem pensar ou sentir empatia.
O ambiente a partir de 2026 estará tão denso e tão agitado e caótico que o cérebro entrará em modo ATAQUE OU FUGA. O réptil assumirá o comando... a menos que alguém faça uso do “presente divino” – seu novo cérebro - NEOCORTEX.
Os seres humanos são difíceis de aniquilar, são incrivelmente adaptáveis à mudança; mesmo estando num deserto, sobreviveremos; coloque-nos na selva e sobreviveremos, no gelo, no pior cenário e estaremos firmes.
Essa nova era nos testará até o limite, até a ruptura de qualquer coisa já pensada. Se você ainda está vivo e lendo esse meu texto possivelmente sabe mais sobre tudo que nos envolve que qualquer ser humano anteriormente pode captar.
Pensei em fazer uma retrospectiva de eventos de 2025, mas seria “chover no molhado”, nada que você já não saiba. Mas... por outro ponto de vista, eu posso dar a você alguma coisa que não tenha captado ainda. Afinal, essa é a função desse meu velho Blog.
Não vou me alongar, apenas pontuar:
- Eventos climáticos extremos marcaram o ano de 2025. No final de novembro de 2025, um temporal de granizo no Brasil - Erechim (RS) - foi considerado um dos piores da história local, com milhares de pessoas afetadas e centenas de casas danificadas em poucos minutos.
- Além de ciclones e tornados, chuvas torrenciais e enchentes ocorreram em várias partes do Brasil no decorrer do ano, resultando em muitas mortes.
- Ondas de calor recordes estão se tornando mais frequentes e intensos no Brasil, associando-se ao aquecimento dos oceanos.
- Em 7 de novembro de 2025, um dos tornados mais violentos já registrados no Brasil atingiu Rio Bonito do Iguaçu (PR), com ventos estimados entre 333 e 418 km/h (F4 na Escala Fujita).que deixou pelo menos 6 mortes, cerca de 835 feridos e destruiu infraestrutura urbana.
- Em 2025 foi contabilizada mais de 3.000 mortes até 15 de dezembro de migrantes que tentaram chegar à Espanha por rotas perigosas no mar, especialmente entre a África Ocidental e as Ilhas Canárias — uma das travessias marítimas mais letal do mundo.
- A mudança do clima vem intensificando eventos extremos globalmente — calor, enchentes, tempestades e secas — que expulsam populações de suas regiões e, combinados com conflitos, guerras e desigualdades, impulsionam migrações de risco.
A seguir, informo um cenário plausível de clima extremo para 2026, baseado em **tendências observadas**, **modelos climáticos** e no **histórico recente** — não é previsão exata, mas um quadro realista do que poderá ocorrer se os padrões e modelos climáticos atuais continuarem.
2026 não será diferente de antes, apenas pior e mais intenso.
- Ondas de calor mais longas, frequentes e letais com aumento de mortes por estresse térmico - Colapso pontual de sistemas elétricos
- Ciclones extratropicais mais frequentes no Sul do Brasil. Com 3 a 5 ciclones intensos ao longo do ano - Ventos acima de 120 km/h.
- Ressacas severas no litoral do RS, SC e PR. Com isso haverá destruição de cidades costeiras - Portos e estradas interditados. Deslocamento de milhares de pessoas
- Chuvas explosivas e enchentes históricas. Chuvas “bomba”
- Seca extrema no Centro-Oeste e Norte do Brasil.
- Temporada recorde de incêndios
- Norte da Europa: enchentes e colapsos fluviais
- Sul da Europa: ondas de calor acima de 45 °C
- Furacões mais intensos no Atlântico
- Tempestades mediterrâneas.
- Elevação acelerada do nível do mar
- Aumento de Migração climática. Crises humanitárias. Tensões políticas
- Estados forçados a agir em modo emergência.
Se 2026 seguir a trajetória atual, o mundo pode enfrentar muito mais mortes concentradas em curto espaço de tempo.
Nesse “combo” não podemos esquecer que milhões ou “bilhões” (não saberei realmente estimar esse número, podem ser falsos) de pessoas que foram VACHINADAS. Isso complica o quadro geral de desastres futuros.
A perda das vidas humanas que irão sucumbir ao impacto dos eventos climáticos + guerras... será imenso a cada ano, até restarem poucos de nós.
Eu já expliquei zilhões de vezes em minhas palestras, MEUS LIVROS, nesse meu BLOG que urge a saída dos grandes centros urbanos!! Os REPTEIS zumbis vão atacar!!! São pessoas que não fazem uso do NEOCORTEX. Nunca aprenderam a pensar, pois não lhes foi ensinado.
Ao menor sinal de estresse ELES vão atacar, vão invadir, vão matar para comer, para ter o que você tem... Minha “retrospectiva” foi a de impelir você a pesquisar estratégias para não passar por estresse grave.
O ESTRESSE levará as pessoas a terem sintomas de AVC, trombose, mal súbito, câncer etc. Proteja se.
laura botelho
