25 de mai. de 2018

Cartilha para casos de CRISE ou GUERRA - para cidadãos da Suécia


"No entanto, alarmismo e aumento da atividade
preparatória são preferíveis
à ingenuidade e fé na paz eterna"
 Frida  Wallnor

Governo sueco começou a enviar 4,8 milhões de folhetos com o título - "Se a crise ou a guerra vier". É a primeira vez que tais folhetos são enviados em mais de meio século. 


O Primeiro Ministro Stefan Löfven (S) comentou a cartilha na reunião de verão dos primeiros-ministros nórdicos entre 22 a 23 de maio em Örnsköldsvik.

"Você deve estar sempre preparado para crises. Não temos nenhuma ameaça militar direta à Suécia, mas pode haver outras crises que surjam. É claro que é bom que os cidadãos estejam vigilantes e pensem em como preparar algumas situações mais difíceis", diz Löfven a Svenska Yle.

A reunião abordou a cooperação nórdica, questões atuais de política externa e de segurança, questões da UE e digitalização e 5G.

Que tipo de crise poderia ser?
"Pode ser desastre natural ou cortes de energia, ou o transporte não funciona, há muitas coisas que podem acontecer a uma sociedade. Estamos tão acostumados a tudo, apenas trabalhando e seguindo.” diz Löfven

A Finlândia não planeja montar nenhuma cartilha de crise semelhante à da Suécia

Sipilä: os finlandeses estão cientes e têm preparação para crises

Primeiro mundo é outra coisa...

Esta brochura está a ser enviada a todos os agregados e familiares na Suécia, a pedido do governo sueco. A Agência Sueca de Contingências Civis (MSB) é responsável pelo seu conteúdo.

O objetivo da brochura é nos ajudar a estar preparados para tudo, desde acidentes graves, condições meteorológicas extremas e ataques de TI, até ataques militares” (MSB)

Abaixo fiz um apanhado geral sobre o que a cartilha Sueca almeja. Não transcrevi tudo porque alguns assuntos são típicos da vida Sueca – mundos muito diferentes.

No geral, o que a cartilha aconselha, servirá
para qualquer crise, em qualquer país


TODOS OS GRIFOS SÂO MEUS

Cartilha Atualizada: 2018/03/28 
“Muitas pessoas podem sentir uma sensação de ansiedade quando confrontadas com um mundo incerto. Embora a Suécia seja mais segura do que muitos outros países, ainda existem ameaças à nossa segurança e independência. 

Paz, liberdade e democracia são valores que devemos proteger e reforçar diariamente. As autoridades públicas, conselhos municipais e regiões, municípios, empresas e organizações são responsáveis ​​por garantir que a sociedade funcione. 

No entanto, todos que vivem na Suécia compartilham uma responsabilidade coletiva pela segurança de nosso país. Quando estamos sob ameaça, nossa disposição de ajudar uns aos outros é um dos nossos ativos mais importantes. Se você estiver preparado, estará contribuindo para melhorar a capacidade do país como um todo para lidar com uma grande tensão

A última semana de maio, todas as famílias na Suécia receberão o folheto se a crise ou a guerra chegarem em casa. O folheto é uma informação da comunidade da Agência Sueca de Proteção Civil - MSB.

O conteúdo aborda como estaremos melhor preparados para as consequências que acidentes graves, condições meteorológicas extremas, ataques ou conflitos militares provocam.

Por que a informação é importante?
A informação é uma ferramenta para sua responsabilidade. Você está bem informado e preparado, você pode agir e ajudar os outros se algo acontecer. A responsabilidade pela segurança e preparação da Suécia é comum a todos que vivem aqui. 

Por que a brochura vem agora?
O governo vê que o esforço é necessário para que todos os que vivem na Suécia estejam melhor preparados para lidar com eventos sérios tanto em tempos de paz quanto na pior das hipóteses

Sua preparação para emergências
Se houver uma falta de energia prolongada ou qualquer outra perturbação ou crise na sociedade, então você deve ter uma estratégia. Isso significa que você deve estar preparado para providenciar água, calor e algo para comer. 

Você também precisa ser capaz de se comunicar com os outros e obter informações da mídia e das agências governamentais. Com a devida preparação, você pode lidar melhor com uma situação difícil, não importa o que tenha acontecido. Nestas páginas há muitas dicas sobre como fazer. 

O que você faria se a sua vida cotidiana estivesse de cabeça para baixo? 
Uma crise pode fazer a sociedade não funcionar como estamos acostumados. Há muita coisa que pode acontecer. Por exemplo, engarrafamentos, inundações, incêndios florestais, ataques de TI, ataques terroristas e conflitos militares. Nossa sociedade é vulnerável, até porque precisamos ter eletricidade para muito. Eletricidade pode ser a pior de todos os itens acima. Depois de pouco tempo, a vida cotidiana pode ser difícil:

·         O calor desaparece.
·         Vai ser difícil cozinhar e guardar comida.
·         Alimentos e outros bens podem terminar nas lojas. 
·         Não há água na torneira nem no vaso sanitário.
·         Cartões de débito e caixas eletrônicos não funcionam.
·         Redes móveis e a internet não funcionam.
·         O transporte público e outros transportes poderão ficar sem combustível
·         Obter atendimento médico

A grande maioria de nós nunca esteve envolvida em algo assim. 
É quase impossível imaginar cidades e estradas escuras, casas resfriadas, alimentos destruídos, longas filas e grandes problemas para obter informações sobre o que está acontecendo. 

Se você gastar alguns minutos imaginando como uma queda de energia mais longa afetaria você e seu ambiente, você já tem uma emergência mental. Ficar preocupado se algo acontece não é nada estranho. O importante é ser capaz de lidar com as preocupações e ajudar. A humanidade e a cooperação são cruciais durante uma crise.

Prepare-se!
Planeje administrar sem a ajuda da sociedade por pelo menos alguns dias. A ajuda da sociedade irá primeiro para aqueles que mais precisam, então a maioria das pessoas tem que estar preparada para cuidar de si por um tempo

Se você está preparado, você ajuda a garantir que todos ao seu redor, sim, mesmo em todo o país, irão lidar com uma tensão severa. Pode levar muito tempo até que a vida cotidiana volte a funcionar. Mas se você tiver o que precisa nos primeiros dias, terá tempo de pensar na sua situação para tomar decisões importantes. Também pode significar que você não precise fazer fila para produtos que são muito atraentes no momento. 

Água, calor, comida e comunicação
Para lidar com uma situação de crise, é importante atender à necessidade de calor, água, comida e comunicação. Se você fosse ficar isolado devido a uma infecção ou a um clima severo, a longos cortes de energia ou a qualquer outro desastre, você precisa cuidar de si mesmo e daqueles que o rodeiam muito bem. 

Você também precisa estar em contato com seus parentes e obter informações da mídia e agências governamentais. 

Leia mais no menu sobre como se preparar nas áreas de água, calor, comida e comunicação. Em cada página, há uma lista de verificação mais detalhada de coisas que devem ser consideradas ou embaladas em uma caixa de crise. 


Água

A falta de água é muito mais séria do que a falta de comida. 
Portanto, é importante ter um plano para poder organizar a água em todos os modos. Com alguns quilos, um freezer regular e a oportunidade de ferver sua água você percorreu um longo caminho.

Você precisa de pelo menos três litros por dia
Pelo menos três a cinco litros de água por pessoa são necessários todos os dias. É o suficiente para bebidas e o mais necessário nos primeiros dias, então é preciso mais. Se você tem um cachorro, um gato ou um animal pequeno, ele também precisa de água para eles.

Se a energia desaparecer, as bombas de água podem parar de funcionar depois de um tempo. Então você precisa ter água extra gravada, tanto para a família e os animais de estimação. Uma maneira inteligente de preparar é congelar a água em garrafas PET. 

As garrafas funcionam como água potável e refrigeradores no freezer durante longos períodos de falta de energia. Lembre-se de não encher as garrafas até a boca, eles estouram quando a água estiver congelando. 

É difícil dizer exatamente quanto tempo você pode armazenar água potável em garrafas ou recipientes, pois a vida útil depende de quão limpa a água é desde o início. Mantenha a água longe da luz e mais fria que a temperatura ambiente, por isso mantenha-a fresca por mais tempo. 

O limite de quanto tempo você pode armazenar água potável tem mais a ver com o cheiro e sabor do que com o risco de doença.

Se houver falta de água, o município pode exibir tanques de água em certos lugares, onde você pode ir para a auto coleta de água. Considere obter quantidades limitadas, pois a água será suficiente para o maior número possível. Em caso de emergência, você pode coletar água de riachos, lagos e lagoas. Se assim for, retire a água dos locais onde a água flui ou está longe da praia. Sempre cozinhe a água que você captou.

Ferva a água contaminada
Em emergências, a água contaminada é um dos mais comuns contagiosos de doenças gastrointestinais. Se houver suspeita de que a água da torneira contém bactérias, vírus ou parasitas, talvez seja necessário limpar sua própria água. O mesmo se aplica à água que você coletou do lado de fora, ou se você usa neve e gelo. Deve ser fervido antes que você possa beber ou usá-lo na culinária.

Ferva a água até borbulhar fortemente com grandes bolhas. Bactérias, vírus e parasitas morrem quando a água é fervida. Despeje a água fervida em uma jarra ou garrafa limpa e deixe esfriar. Existem também outros métodos de tratamento de água, como comprimidos. Esses métodos podem limpar a água de microrganismos nocivos, mas não ajudam contra contaminantes químicos.

Calor - aquecimento
Não precisa estar tão frio para que você fique resfriado. Então seu movimento e capacidade de pensar se tornam piores. Certifique-se de ter um plano para aquecimento alternativo de sua casa e ter coisas em casa que possam facilitar.



Permanecer em uma casa sem calor é um grande estresse, mas há muito que você pode fazer para tornar a situação mais fácil. 

O que fica frio primeiro é o chão.
Adicione cobertores ou cobertores extras. Janelas seladas e lingas de porta com fita adesiva, cobertores ou plástico para economizar calor.

Imagine o que você faria na frente de um dia frio de inverno. Use sacos de dormir, roupas de esqui, boné e echarpes.  Então haverá ar entre a roupa aquecida pelo corpo. As roupas de lã fornecem um bom calor e devem estar mais próximas do corpo.

Calor alternativo
Se você tem uma lareira, eles são muito úteis. Outra boa fonte de calor é querosene ou gasolina. Mas tenha cuidado. NUNCA use o fogão ou a vela quando estiver dormindo. Velas fornecem calor e luz. Use castiçais ou coloque as velas em um prato de água. Não se esqueça de ter fósforos ou velas extras.

É mais fácil manter-se aquecido se você estiver agrupado na mesma sala. Construa um beliche para dormir. Coloque camisas quentes, cobertores, bonés, insira-se em sacos de dormir.

Evite tubulações de água congelada
Em caso de falta de energia, existe o risco de que a água congele em canos e fios. Isso pode levar a grandes danos causados ​​pela água. Para evitar que a água congele, assegure-se de que os tubos estejam devidamente isolados e protegidos contra o vento. Desligue a água e entre em contato com uma empresa de encanamento e sua companhia de seguros. 

Sua vida cotidiana não funciona como de costume, você cai nos hábitos que tem certeza de fazer. Aqui estão algumas dicas de segurança para falta de energia:

·         Abra as janelas às vezes. 
·         Não use o fogão ou a vela ao dormir.
·         Tenha cuidado ao manusear combustível e abrir chamas dentro de casa.
·         Coloque velas longe de materiais combustíveis, como cortinas.
·         Definir o calor das velas em um castiçal que não pode começar a queimar.
·         Coloque e use uma chaleira ou cozinha de acampamento longe do gabinete e ventilador da cozinha.

Comida - alimentação
Se você é saudável, seu corpo pode durar muito tempo sem comida, mas sua capacidade mental se deteriorará rapidamente se você não comer. Portanto, verifique se você tem algo para comer! Compre mais coisas do que você compra normalmente.

Sem entrega de comida, há falta de comida
A sociedade de hoje depende de entregas para nossas lojas todos os dias. Por exemplo, no caso de uma grande falta de energia, haverá um problema com o transporte, e em breve estará vazio nas prateleiras das lojas. 

É por isso que é bom ter comida suficiente em casa porque você e as pessoas com quem mora podem comer por alguns dias sem ter que comprar.
 
Add caption
Cozinhar sem eletricidade
A maior parte do ruído em uma cozinha moderna pára de funcionar durante uma falha de energia. Use álcool ou cozinhas de acampamento em vez disso. 

Também é bom ter acesso a alimentos que não requeiram aquecimento ou culinária avançada. Se houver uma falha de energia, você pode usar uma caldeira ou uma chaleira para cozinhar. A chaleira deve ficar em uma superfície que não pode começar a queimar.

Também deve haver boa ventilação e você deve ser capaz de extinguir se houver um incêndio. Desligue o ventilador! O mais fácil é estar ao ar livre. Um churrasco também é bom para cozinhar em caso de falta de energia. Se você mora em um apartamento, você pode fazer um churrasco em um parque ou em um pátio, se houver alguém perto de você. 

Guarde a comida corretamente
Manter comida adequadamente é importante, caso contrário, você pode ficar doente mesmo se você cozinhar a comida. Comece comendo o que está na geladeira enquanto ainda está frio lá e a comida está fresca. 

Mesmo que a energia desapareça, o freezer fica frio o suficiente por alguns dias. Abra a porta do congelador o mais rápido possível e feche-a rapidamente para manter o resfriamento no lugar. Se você tem uma varanda ou varanda, você pode armazenar a comida lá quando está frio lá fora. A caixa de varanda pode funcionar em caso de emergência.

Não esqueça o dinheiro!
Você pode precisar ter dinheiro em casa para poder negociar. Em caso de falha de energia, os caixas eletrônicos ou pagamentos com cartão não funcionam. Retire o dinheiro por alguns dias e guarde-o em um lugar seguro.

Dicas alimentar
Molho de Tomates são alimentos inteligentes para crises. Por exemplo, você pode cozinhar macarrão neles.

Fornecimento de energia
·         Batatas, repolho, cenouras, ovos
·         Pão de longa duração, como tortilla, pão duro, biscoitos, crostas
·         Queijo mole, manteiga
·         Aveia, bebida de soja, leite em pó seco
·         Óleo de cozinha, queijo duro
·         Macarrão rápido, arroz, grão, pó de batata
·         Lentilhas pré-cozidas, feijão, legumes, homus enlatado
·         Molho tomates para cozinhar macarrão
·         Molho de caçarola, cavala, sardinha, ravioli, pãezinhos de salmão, carne cozida, sopas
·         Creme de frutas, geléia, marmelada
·         Sopa de blueberry e nypon prontas, suco ou outra bebida que contenha a temperatura ambiente
·         Café, chá, chocolate, barra de energia, mel, amêndoas, nozes, manteiga de amendoim, sementes

Comunicação
Em caso de um grande acidente ou crise, você precisa saber o que está acontecendo, como agir e o que as autoridades responsáveis ​​estão fazendo. Você também pode precisar entrar em contato com seus parentes.

Ouça o rádio
Em uma crise, você deve ouvir o seu canal local. Lá você encontrará detalhes importantes sobre como a situação está na comunidade, às previsões meteorológicas locais, onde obter água, onde ir se precisar de ajuda ou se houver evacuação. Para ouvir o rádio, mesmo se houver falta de energia, você pode usar qualquer um destes:
Um rádio transistor antiquado com bateria ou manivela
Um rádio que pode ser carregado com células solares
Um radio do Carro

Informação legal
É importante que as pessoas confiem nas informações que transmitimos. Isso significa que a informação deve ser correta e compreensível para que não crie confusão e desconfiança nos seres humanos. A importância de informações rápidas e confiáveis ​​em caso de acidentes e crises é cada vez mais destacada. Hoje, autoridades responsáveis ​​estão trabalhando ativamente para informar bem o público em eventos difíceis.

Anote números importantes no papel
Se o seu celular não funcionar, você não acessará seus contatos lá. Você precisa ter o número de parentes, a escola, o município e o fornecedor de eletricidade na mão.

Seu telefone fixo ou o telefone de outra pessoa ainda podem funcionar sem eletricidade. Tenha seu número de telefone mais importante escrito em um papel e coloque-o na caixa. A caixa deve ficar de modo que todos saibam onde ela está.

Pontos de segurança do município em crise
Em alguns lugares, pontos especiais de segurança são abertos se houver uma crise. Pode ser em uma escola, ginásio, casa paroquial ou igreja. Lá você pode obter informações, calor, água potável e comida. 

Você também pode dormir e emprestar tomadas elétricas. Nos pontos de segurança, os voluntários e os funcionários do município ou da igreja trabalham. Você pode determinar antecipadamente se o seu município tem pontos de segurança e onde eles estão localizados.

Carregue os aparelhos elétricos antecipadamente
Se você souber que vai ter mau tempo - não se esqueça de carregar tudo com antecedência. Um banco de energia ou outro tipo de bateria pode ser útil.

Ajudem um ao outro!
Mantenha contato com vizinhos e parentes da maneira que puder e descubra se eles precisam de ajuda.

Somos afetados se a TI ou a eletricidade não estiverem funcionando. A Suécia depende do trabalho em sistemas de TI. 

Isso abrange tudo, desde o fornecimento de alimentos, transporte e fornecimento de energia para saúde, resgate e esforços policiais e militares. 

O alto uso de TI oferece muitos benefícios, mas também pode tornar a sociedade vulnerável, seja para ataques direcionados ou, por exemplo, condições climáticas extremas, que podem gerar recursos importantes.

Nossa sociedade moderna também é fortemente dependente de um suprimento de energia funcional. Distúrbios e interrupções no fornecimento de eletricidade, combustível e calor podem levar a sérias conseqüências, bem como à saúde humana e à funcionalidade da sociedade. 

O fornecimento de energia pode ser afetado por condições climáticas extremas devido a mudanças climáticas, acidentes, falhas técnicas, eventos em todo o mundo e ataques direcionados. O fornecimento de energia é fundamental para o funcionamento da nossa sociedade. As perturbações no fornecimento de energia, por sua vez, afetam uma variedade de atividades, como transporte, TI e telecomunicações.

Os riscos e ameaças à nossa segurança podem incluir:
·         Conseqüências da mudança climática
·         Adulteração de infraestruturas importantes, como aeroportos, ferrovias e fontes de energia
·         Ataques cibernéticos que complicam a comunicação ou expõem importantes sistemas de TI
·         Operações de impacto e disseminação de informações falsas
·         Terrorismo e extremismo violento
·         Crime organizado
·         Doenças transmissíveis
·         Corte de transportes de bens importantes
·         Ataques militares, conflitos em nossa vizinhança imediata.

A capacidade combinada da Suécia de prevenir, resistir e lidar com crises e guerras precisa ser fortalecida. Isso se aplica tanto aos desafios de curto prazo quanto aos riscos e ameaças de longo prazo. 

Autoridades, organizações e empresas são responsáveis ​​pela preparação e segurança de nosso país. Mas, em última análise, a segurança da Suécia depende da disposição e capacidade de todos os residentes de assumir responsabilidade por si mesmos, por seus parentes e pela segurança e prontidão da sociedade. Paz, liberdade e democracia são os valores que devemos proteger todos os dias.

Prontidão elevada
A fim de fortalecer a capacidade da Suécia de se encontrar com um agressor e assegurar que a coisa mais importante na sociedade funcione, o governo pode decidir pela maior preparação. Em alta prontidão, você pode ser chamado para ajudar de diferentes maneiras.

Maior preparação para guerra
O governo pode decidir sobre o nível de preparação, por exemplo, romper a guerra e o conflito em nossa área imediata, ou se a situação em outro lugar afetar seriamente nosso país ou ameaçar nossa segurança e independência. 

A alta preparação dá ao governo maior discrição para agir e tomar decisões diferentes. Em alta prontidão, outras leis podem ser usadas além daquelas em vigor em tempo de paz. Por exemplo, o estado pode assumir propriedade privada que é importante para a defesa total. Isto poderia ser, por exemplo, edifícios, transporte e maquinaria.

A possibilidade de o estado acessar a propriedade privada necessária durante a guerra ou guerra já está sendo preparada em tempo de paz para mobilizar rapidamente. Mobilização significa que os recursos da sociedade estão reunidos na defesa total.

Alta preparação também significa que, entre outras coisas, os municípios e as autoridades estaduais devem adaptar sua organização e atividades aos requisitos específicos que se aplicam. 

Mesmo que haja condições difíceis, por exemplo, o município é obrigado a iniciar atividades como atendimento a idosos, escola e faxina.

Obrigação total de defesa para todos entre 16 e 70 anos
Na Suécia, temos uma obrigação de defesa total. Isso significa que todos os que moram aqui, independentemente da cidadania, entre 16 e 70 anos, podem ser convocados com grande prontidão para ajudar de diferentes maneiras. 

Isso pode significar que você permaneça no seu local de trabalho, se a atividade é importante para a defesa total ou se você é voluntário em outras partes da defesa total. Todo mundo tem a obrigação de contribuir e todos são necessários.

Existem três tipos de dever de defesa total:
A custódia é  realizada nas Forças Armadas. A Suécia tem um sistema que combina o voluntariado com o dever. Você pode ser obrigado se tiver 18 anos ou voluntariamente se inscrever para as Forças Armadas se tiver 19 anos de idade ou mais. A conscrição é realizada no exército, na marinha ou na força aérea. 


Responsabilidade civil  pode ser feita tanto na defesa militar e civil e, em seguida, em atividades que o governo decide. Atualmente, a obrigação civil está inativa, mas o governo pode decidir se ela deve entrar em vigor novamente.


Dever oficial Geral  significa que você continuar seu trabalho regular, colocado em outro emprego, trabalhando em um voluntário ou são atribuídos a tarefa de Serviço Público de Emprego para trabalhar com algo que é particularmente importante para as forças de defesa.

Serviço livre de armas
Você que está convencido de que você não pode usar qualquer arma contra qualquer outra pessoa pode se candidatar para fazer o seu dever total sem armas.

Isso significa que você pode atender como funcionário público e ser dispensado na defesa civil. No momento, essa educação não é realizada, mas você pode ser chamado para a educação mais tarde, se as necessidades da defesa civil fossem mudadas.

71% da população da Suécia acha que devem fazer resistência armada em um ataque, mesmo que o resultado seja incerto. Os homens são mais propensos do que as mulheres à resistência armada. (Fonte: Pareceres 2017)

Sistema de aviso para guerra - Manter parte da proteção da população 
Vários sistemas para alertar as pessoas na guerra, juntamente com, entre outras coisas, abrigos, incluem a chamada proteção da população. Para que você saiba que precisa chegar rapidamente a um abrigo ou outra área de proteção, você precisa de um aviso. 

Um aviso pode ser emitido através da Rádio da Suécia, que também pode transmitir em condições difíceis, ou com a ajuda de sistemas especiais de aviso externo encontrados na maioria das áreas urbanas. Estes funcionam mesmo se, por exemplo, o poder vai.

Através dos sistemas de som em todo o país, o município pode enviar os sinais de alerta de emergência e alarmes de vôo. O sistema de hoje é robusto e pode rapidamente atingir uma grande parte da população da Suécia.

Alerta de emergência em caso de guerra imediata
O sinal de alerta de alerta (sinal de 30 segundos - parada de 15 segundos) é uma forma de o governo anunciar guerra imediata. É o governo que decide se há guerra ou guerra imediata, dependendo da situação do país e do resto do mundo.

Se você ouvir o alerta de alerta, você deve ir imediatamente para dentro de casa e ouvir a Rádio P4 da Suécia. Prepare-se para poder sair de casa com o mais importante: roupas quentes, algo para comer e beber, bem como documentos de identificação. Se você estiver em guerra, você deve ir imediatamente para o local sobre o qual foi notificado.

Alarme de voo em eventos próximos
Se a defesa militar detectar um ataque aéreo ameaçador, o sinal para o alarme pode ser usado (sinal de 2 segundos - pare dois segundos por 1 minuto) para avisar a população. Se você ouvir o sinal, procure proteção imediata, por exemplo, no abrigo mais próximo ou em outra área de proteção.

O perigo acabou
Quando o perigo termina, um sinal ininterrupto é emitido por 30 segundos. Se você se encontrar em um abrigo ou em outra área de proteção, pode deixá-lo.

Proteção do povo na guerra
Quando uma área de segurança está pronta para uso, a água deve ser drenada em vasos, aquecimento, ventilação e instalações sanitárias. Em uma situação de guerra, você deve estar preparado para interrupções, por exemplo, no fornecimento de água, eletricidade e calor ao abrigo. 

Alimentos e produtos de higiene não estão disponíveis nos abrigos. Você precisa trazer você mesmo, veja a lista abaixo.

Os abrigos são projetados para um certo número de pessoas. 
Se você usar o abrigo para o maior número de pessoas para as quais a sala foi construída, você só poderá ficar lá sem interrupções por pelo menos três dias. 

Os abrigos são construídos para proteger contra ondas de choque e rachaduras de, por exemplo, uma explosão, fogo e guerra química e radiação de substâncias radioativas. 

Os abrigos em tempo de paz
Na Suécia existem cerca de 65.000 abrigos com espaço para cerca de 7 milhões de pessoas
Os abrigos estão alojados em diferentes tipos de edifícios, tais como edifícios residenciais e propriedades industriais, e são excelentes com um sinal especial. 

Em tempo de paz, um abrigo pode ser usado para outras pessoas como a maioria das outras instalações. Existem várias análises de ameaças que determinam onde os abrigos da Suécia deveriam estar. Portanto, nunca houve a ambição de construir abrigos para toda a população. Isso depende de onde você precisa de acesso aos abrigos.

Os abrigos na altura de preparação ou guerra
Se o abrigo precisar ser usado na guerra ou se o governo anunciar um alto nível de preparação para emergências, o abrigo deve poder ser providenciado em dois dias.

É principalmente o proprietário do edifício ou o proprietário do direito de possibilitar a entrada no abrigo. Descubra onde seu abrigo mais próximo é onde você mora e onde você está durante o dia. No caso de um alerta de voo, você deve ir imediatamente para um abrigo ou, em caso de emergência, para outra área de proteção, como porão, túnel ou estação de metrô.

Situação atual e progresso à frente
Alguns novos abrigos não foram construídos na Suécia desde 2002 e muitos dos abrigos atualmente disponíveis precisam ser modernizados. Como a necessidade de abrigos se parece com a imagem de ameaça de hoje, se mais abrigos devem ser construídos ou se os abrigos existentes devem ser suplementados com outras formas de proteção devem ser investigados. 


A Autoridade de Proteção Social e Preparação, que tem responsabilidade geral pelo abrigo do país, acredita que os abrigos existentes devem ser preservados o máximo possível, mas, em última análise, o Riksdag e o governo decidem a direção futura.

Bom para levar para o abrigo
·         Água em uma garrafa
·         Alimentos que podem suportar a temperatura ambiente
·         Sanitário
·         Papel higiênico
·         Drogas (medicamentos)
·         Equipamentos de primeiros socorros
·         Roupas quentes
·         Objetos de valor (carteira de identidade / carta de condução, dinheiro, cartão de crédito)
·         Chaves
·         Telefone celular + carregador ou powerbank
·         Lanterna

Os ataques terroristas
Podem ser dirigidos contra indivíduos ou grupos, contra o público ou contra recursos socialmente importantes, como o fornecimento de energia ou sistemas de transporte. 

Embora um ataque terrorista possa ser realizado de maneiras diferentes e em locais diferentes, existem algumas dicas que podem ser aplicadas na maioria das situações:

Procurar por proteção
·         Se você não puder sair da área, procure um lugar que considere seguro e forneça proteção. Preste atenção ao que você vê e ouve.
·         Coloque o telefone em silêncio e não ligue para ninguém que possa estar na área de risco. O sinal de celular pode revelar uma pessoa se escondendo.
·         Advertir. Chamar a polícia via 112 e anuncie se você ver algo importante. A polícia precisa saber: o local, o que aconteceu, quantos infratores você viu, que armas usaram, como estão e onde os viram pela última vez.
·         Avise aqueles que estão em perigo e ajude aqueles que precisam.
·         Pense também. Não ligue para o telefone, se você não precisar. A sobrecarga da rede pode dificultar a chegada de chamadas vitais.
·         Siga a chamada da polícia, serviços de emergência e autoridades.
·         Não compartilhe informações não confirmadas on-line ou por qualquer outro meio.
·         Quando a polícia chegar ao site, certifique-se de que você não pode ser confundido com um criminoso - não coloque nada em suas mãos.
·         Esteja preparado para novos ataques.
·         Tome o hábito de tomar nota das saídas de emergência.

Um folheto como esse foi enviado durante a Guerra Fria, em 1961. Em seguida, sobre a segunda guerra. Há mais de 200 anos que a Suécia não entra numa guerra, desde o conflito com a Noruega em 1814 e a Suécia se manteve neutra durante a segunda Guerra.

Como podem ver, os nórdicos estão se mexendo, estão se organizando com informação, como SEMPRE fazem, pois país desenvolvido é um país informado.

A desinformação é uma estratégia muito bem usada pelos grupos que dominam esse planeta. A estratégia é básica: omitir, negar a informação (Fake News), causar polaridade, dissonância na percepção dos humanos distraídos.

Eu (laura botelho) e Célio Freedom do BLOG A Verdade Liberta

estaremos ao vivo nesse sábado (26) a partir das 19h falando sobre a urgência do governo Sueco em enviar a TODOS cidadãos essa cartilha de “sobrevivência”.

Em 1961, as autoridades evacuaram oeste de Estocolmo. Os jornais chamaram de "A Maior Excursão do Mundo". Acho que a partir de agora eles esperam que as pessoas se virem por si mesmas.

Afinal, que diabos estará acontecendo?
O que o povo Nórdico sabe que não nos avisaram?
Será que entraremos em uma guerra? Haverá algum evento climático extremo que poderá causar caos social na Europa?

Se esse possível evento climático atingir a Europa, será que vai sobrar pra gente? Estamos preparados para um caos social sem precedentes?

É sobre isso e muito mais que iremos abordar nesse Hangout. Esperamos que você participe fazendo perguntas ou nos dando mais informações no Chat ao vivo.

laura botelho


Vulcões ativos