Universo 25, a grande extinção programada

 Texto abaixo é um fragmento do PDF desse tema - PDF que acompanha o vídeo com muito mais informação, dicas de livros, autores etc.

Para adquirir essa ou outras palestras em vídeo, escreva para laura nesse link

John Calhoun, psicólogo pesquisador do Instituto Nacional de Saúde Mental por 40 anos, descobriu que o apinhamento severo produz mudanças horríveis de comportamento entre os animais.

Antes de se mudar para o NIMH em 1954, a carreira de Calhoun havia começado como um etologista empregado pelo Roedor Ecology Project na Johns Hopkins entre 1946-49

Foi encarregado de controlar o crescente problema dos ratos em Baltimore, onde foi notado que o aumento de números em uma área restrita abalava a população de ratos. Quando os animais estavam confinados a uma área como um bloco de bairro, além de certo limite de números e recursos, a sociedade de ratos começava a desmoronar, a violência explodia e se propagavam doenças.

Suas descobertas levaram ao conceito do "colapso comportamental" e sugeriram que a evolução deu aos animais, talvez incluindo humanos, um botão de autodestruição inato e irreversível para evitar que uma espécie superpovoasse seu habitat.

Seu estudo tornou-se a pedra fundamental da sociologia urbana e psicologia de uma maneira geral. Ele mediu o stress, agressividade, competitividade e desconforto geral de um grupo, uma analogia para o comportamento humano.

Ele criou um modelo do dia do juízo final sobre o que poderia acontecer se os seres humanos não conseguissem desacelerar seu crescimento populacional, buscando entender melhor as patologias sociais e psicológicas associadas ao aumento da densidade populacional animal, que pode ser compartilhado com o humano rapidamente urbanizado.

Abaixo, fragmentos da palestras em vídeo 



Vulcões ativos